sábado, 19 de outubro de 2013

SINDERN E FENADESP REUNEM DESPACHANTES DE TODO O PAÍS

SINDERN E FENADESP REUNEM DESPACHANTES DE TODO O PAÍS


Valdimeire ,William Araújo, Everton Calamucci,Renato Marques,Helio dos santos,Carlos Luiz 


Por Leon Lopes/Diretor do jornal JRP

Fotos Leon Lopes


O SINDERN - Sindicato dos Despachantes do Rio Grande do Norte e a FENADESP - Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito reuniram, em Natal,  dirigentes de sindicatos de despachantes de vários estados brasileiros, além do RN, sendo eles Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Os colegas de Roraima e Rondônia que estiveram presentes, mas declararam apoio ao encontro  histórico realizado em Natal. O anfitrião do evento, Renato Marques, presidente do Sindern, destacou que foi a primeira vez que o sindicato  reuniu representantes de tantos sindicatos na capital potiguar.


“É com muita satisfação e dedicação que realizamos esse importante evento para a categoria com o intuito de beneficiar todos os despachantes com diretrizes e defesa de direitos. Esse encontro é um marco na nossa administração”, destacou Renato Marques.
O evento começou com uma reunião entre a diretoria do Sindern e o presidente da Fenadesp e também presidente do Sindepar, Everton Calamucci, realizada na sexta-feira, 30 de agosto, no Hotel Enseada Praia do SESC Ponta Negra, em Natal.  O Sindern foi representado pelo presidente,  Francisco Renato de O. Marques Junior; o vice-presidente, Carlos Luiz Ribeiro da Silva; e o 1º secretário e assessor de comunicação, Leon Lopes da Silva. Representaram a FENADESP, além do presidenteEverton Calamucci, o 1° vice-presidente, José Eurípedes Fernandes (MG); o 1° diretor secretário, Hélio dos Santos Martins (RJ); o 1° tesoureiro, Marco dos Santos Júnior (PR); o assessor jurídico e institucional e vice-presidente do Sindepar, William Araújo Roberto (PR); e o assessor técnico, Voldisnei Krisanowsky Barbosa.

Everton Calamucci ,ressaltou  a importância da união de todos os Sindicatos dedespachantes no Brasil

Na ocasião, Everton Calamucci ressaltou que o Código de Trânsito Brasileiro não contempla a atividade exercida pelos despachantes e que um projeto de lei nesse sentido está tramitando na Câmara Federal.  Ele destacou que em alguns estados do país o despachante não precisa de procuração para exercer as atividades e tem acesso ao sistema do Detran, tem permissão para instalação de lacre nos veículos e também para emitir documentação sem presença do proprietário nos escritórios, uma realidade que precisa ser viabilizada no Rio Grande do Norte e nos outros estados.


No evento o Renato Marque prestigia o representante Sr. Peters , Membro honorário do Sindern

Em estados como Rondônia e Roraima  não existe uma cooperativa com competência para desenvolver tais atividades.  No Rio de Janeiro, assuntos referentes a vistorias, colocação de placas e lacres e outros serviços são realizados pelos despachantes credenciados, de acordo com lei estadual criada com esse fim. Na região Nordeste, somente no Maranhão houve a criação de uma lei semelhante, que foi revogada, mas está em votação novamente e o presidente do sindicato está trabalhando em prol dos despachantes.

Hélio dos Santos Martins,Renato Marques , Everton Calamucci

Durante a reunião, o presidente do Sindern, Renato Marques, ressaltou ainda a  importância da Fenadesp e da união de todos os sindicatos no Brasil para fortalecer a categoria e assegurar direitos para os despachantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário