terça-feira, 27 de agosto de 2013

SINDERN VISITA CATEGORIA EM CIDADES DO RN


A diretoria do Sindern - Sindicato dos Despachantes do   Rio Grande do Norte iniciou, na manhã do dia  21 de agosto, uma série de visitas aos membros da categoria em diversas regiões do Estado. O objetivo é avaliar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano e ao mesmo tempo incentivar novas filiações. A comitiva formada pelo presidente - Renato Marques, o vice – Irmão Carlos e o assessor de comunicação – Leon Lopes passou por três cidades.



 Renato Marques, Karla Maciel,Jornalista Leon Lopes


Vice-Presidente do Sindern ,Irmão Carlos


Irmão Carlos, Renato Marques , Karla Maciel, Leon Lopes

SINDERN VISITA CATEGORIA EM CIDADES DO RN

A primeira visita foi realizada em Currais Novos. Durante o encontro, o presidente do Sindern, Renato Marques,  destacou a necessidade de realizar o mapeamento dos despachantes credenciados junto ao Detran/RN para iniciar o planejamento das atividades nos próximos meses. Além disso, o sindicato visa garantir direitos dos despachantes que atualmente não estão sendo respeitados pelo Departamento Estadual de Trânsito.

A reunião começou com a apresentação da diretoria e cada participante teve a oportunidade de compartilhar as conquistas, lutas e desafios que estão enfrentando na sua atuação profissional e sindical. Renato Marques ouviu atentamente todas as reivindicações, procurando sempre entender o posicionamento dos despachantes da região diante de algumas questões específicas de cada profissional.
Durante a sua explanação, o presidente do Sindern destacou também a lei que será enviada ao legislativo estadual para beneficiar os despachantes e reafirmou o compromisso do Sindern em ajudar a garantir os direitos da categoria. Renato Marques também ressaltou a importância da escolha de um delegado representante de Currais Novos junto à Fenadesp – Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito. No final da reunião, a categoria elegeu a sra. Karla Maciel como delegada na cidade. “Eu sou credenciada e sou perseguida e quem não é, como pode trabalhar? Isso é uma grande falta de respeito aos despachantes e também ao usuário que nos contrata para fazer os serviços”, destacou Karla Maciel. Os despachantes presentes, filiados e ainda não filiados, apoiaram a iniciativa da diretoria. 



Leon Lopes, Friedman Canuto, Renato Marques em Caicó



Irmão Carlos, Friedman Canuto, Renato Marques Leon Lopes em Caicó


Leon Lopes e Irmão Carlos dando apoio ao Renato na Palestra em Caicó

          


A segunda visita foi realizada em Caicó, onde a reunião foi realizada em uma escola municipal. Renato Marques esclareceu os assuntos e diretrizes para os despachantes presentes e reafirmou o compromisso do Sindern com a categoria. No final, os despachantes elegeram o sr. Friedman Canuto  como delegado do sindicato na cidade de Caicó junto à Fenadesp. “Com união e trabalho conseguiremos melhorias e reconhecimento”, afirmou  Friedman Canuto. O encontro terminou com a filiação de vários despachantes.


Sede dos despachantes em Mossoró



Diretores e despachantes  em Mossoró


A terceira visita foi realizada em Mossoró, onde o sindicato da categoria  tem sede própria, mas precisa do apoio do  Sindern para fortalecer a classe no município. Renato Marques mais uma vez explicou os assuntos e diretrizes para os despachantes  e o compromisso do Sindern com a categoria na cidade mossoroense. No final da reunião, o despachante Chistian Vinicius foi eleito delegado do Sindern junto à Federação. Os presentes relataram que os despachantes de Mossoró credenciados e não credenciados  são atendidos de forma irônica por parte dos funcionários do Detran e constantemente precisam ir à Natal para  resolver assuntos que poderiam ser resolvidos em Mossoró, gerando custos que são pagos pelos usuários.

Na ocasião, o presidente Renato Marques ressaltou a relevância para a categoria da lei que está em análise pelo poder público do Estado do Rio Grande do Norte e, quando aprovada, irá beneficiar todos os despachantes do RN, que terão seus direitos assegurados. Além disso, muitas despesas que são, na maioria das vezes,  pagas pelo despachante e pelo usuário  não serão mais geradas.  “Com a lei aprovada, o despachante vai poder abrir processos e fazer outros serviços que hoje não faz e que são totalmente legais e garantidos pelas leis municipal, estadual e federal e que em outros estados, como SP, RJ, RS, PR e outros, são aplicadas e os despachantes têm seus direitos assegurados, uma realidade que acreditamos ser possível também no Rio Grande do Norte”, finalizou.


Por Leon Lopes/Diretor de jornalismo do Jornal JRP no RN

Fotos Leon Lopes/Irmão Carlos/Renato Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário